03 dicas importantes para crescer na crise usando a internet para seu negócio

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Seria mesmo possível crescer num momento de recessão e crise como estamos passando aqui no Brasil?

Sim, é possível, mas vamos precisar mais do que pensamento positivo e otimismo para isso. Como diz o Dr. Lair Ribeiro: “Otimismo sozinho não resolve. Pessimismo atrapalha.”

Se observarmos  o cenário de maneira geral, podemos ver que mesmo com a economia estacionada, a crise política e a recessão que atinge o Brasil e vários países, muitos negócios crescem.

São diversos os fatores que podem resultar nisso e não vamos aqui entrar a fundo nessas questões, porém, a internet tem se posicionado como um oásis em meio ao deserto para muitos negócios.

Por-que-você-não-deve-cortar-o-marketing-em-tempo-de-crise

Dessa forma, listamos aqui 03 dicas que consideramos de suma importância para o crescimento de qualquer negócio usando a internet:

Cuide da sua presença na internet

A presença online é o primeiro e mais importante passo a ser considerado, e isso é um tanto quanto óbvio, não é verdade?  Sem ter uma “representação” do seu negócio na internet, não há como o seu potencial cliente saber que você existe. E com presença online não me refiro a ter um site da empresa feito no wix pelo seu sobrinho. A sua presença deve ser construída levando em consideração a sua Persona, ou seja, o modelo que representa o seu cliente ideal, com suas necessidades, dificuldades, sonhos e como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Também deve levar em consideração a qualidade do material que está te representando na internet. Seu site deve cumprir com diversos requisitos técnicos (que não vamos nos aprofundar neste artigo), além de ter um visual agradável, que transmita confiança e credibilidade ao seu cliente e que seja orientado a conversão.

Talvez você já tenha um blog ou um site mas não esteja satisfeito, não tenha resultados ou não saiba se sua presença digital está boa ou não. Se for este o caso, solicite aqui uma análise completa de presença online, é gratuita!

Para entender mais sobre Presença Online, leia nosso artigo:

04 razões pelas quais sua empresa deve construir uma presença online

Construa sua autoridade

Com um site ou blog no ar, perfis nas redes sociais, o ideal é criar uma linha editorial e começar a gerar conteúdo de qualidade para educar esse possível futuro cliente no momento em que o mesmo esteja realizando suas pesquisas relacionadas às necessidades dele e que seu produto pode suprir.

Aí você pode virar pra mim e dizer: “mas o brasileiro não gosta de ler…”

Bom, pode até ser verdade, mas o robô do Google gosta, e ele precisa devolver conteúdo de qualidade e relevante para quem pesquisa, afinal, ele é o Google!

Com a geração de conteúdo de valor, você começa a atrair tráfego para seu site e começa a se tornar uma referência para seus visitantes, começa a construir essa autoridade.

Crie um Funil de Vendas

A medida que constrói sua presença online e gera conteúdo para criar a autoridade, vai precisar de mais tráfego qualificado para ter resultados. Você deve fortalecer as estratégias de SEO para atrair tráfego orgânico (resultados naturais de pesquisa) e também pode optar pelos links patrocinados no Google.

Agora, a melhor forma de aproveitar esse tráfego ao máximo é criando um Funil de Vendas. Apenas receber visitas não garante vendas.

O funil de vendas, ou funil do marketing, é um modelo que ilustra o percurso que o cliente pode percorrer até chegar ao momento da compra de um produto ou serviço. Como num funil literal, o funil de vendas começa mais largo e vai reduzindo até chegar aos reais consumidores.

funil

Com um Funil de Vendas bem estruturado, será possível aproveitar todo o tráfego atraído pela sua presença online e com isso, sua presença se torna mais efetiva, sua autoridade aumenta a cada etapa e com as estratégias do funil, será possível escalar suas vendas usando o poder da Internet.

Um funil normalmente é baseado no modelo AIDA:

  • Atenção – as pessoas sabem da existência do seu produto/serviço.
  • Interesse – o consumidor expressa ativamente interesse no seu produto/serviço.
  • Desejo – desperta no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço.
  • Ação – ato da ação ou compra.

Para saber mais sobre as etapas de um Funil de Vendas, não deixe de ler nosso artigo: Como usar a internet para vender mais e ter mais resultados no meu negócio? E deixe seu comentário, sugestão ou perguntas mais abaixo para que possamos responder nos próximos artigos, ok?

Abração

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Salomão Faustino
Salomão Faustino
Empreendedor Digital há 10 anos, atua como Consultor de Marketing e Negócios Online, desenvolvedor de Sites e especialista em SEO, fundou a Agencia Meta no ano de 2005 e desde então ajuda empresas na construção de uma presença online.