Seu site não é responsivo? Se quiser aparecer no Google…

03 dicas importantes para crescer na crise usando a internet para seu negócio
março 20, 2016
Como ter resultados com meu site?
abril 2, 2016

Responsivo? Mas o que é isso?

Bom, o conceito é novo, surgiu no início do ano de 2010 com um artigo publicado no blog A List Apart assinado por Ethan Marcotte. Você vai entender facilmente se redimensionar a janela deste post.

Fazendo isso, você notará que o conteúdo é reposicionado e adaptado ao tamanho e orientação da janela, oferecendo uma melhor experiência ao usuário, uma melhor resposta.

Com o crescimento do acesso a internet por smartphones e dispositivos móveis, isso se tornou cada vez mais essencial.

Em 2015, apenas cinco anos depois, os acessos à internet feitos a partir de dispositivos mobile (celulares, smartphones, tablets) superou os acessos feitos por computadores, como já era previsto.

De olho nessa tendência, o Google vem promovendo mudanças significativas no seu algorítimo.

Em novembro de 2014 o buscador começou a classificar os resultados de forma que sites responsivos aparecessem em melhores posições.

sites-responsivos-funcionam-melhor-no-google

Sites responsivos tem melhor desempenho nos resultados das buscas no Google

Ano passado, em fevereiro, a empresa modificou mais seu algorítimo, de forma a que esses resultados fossem ainda melhores para este tipo de site.

Já hoje, 23 de março, o Google anunciou uma atualização nos resultados das buscas em dispositivos móveis que aumenta a classificação de páginas que se adaptam melhor às telas de smartphones e tablets, as chamadas páginas mobile-friendly.

O Google afirma que esta atualização mais recente aumenta o efeito dessa classificação: “O objetivo é ajudar nossos usuários a encontrar ainda mais páginas relevantes e mobile-friendly”, explica a companhia em comunicado.”

Confira o que faz um site ser classificado como “mobile-friendly”:

  • Não usa aplicativos incomuns em dispositivos móveis, como o Flash
  • Possui texto que pode ser lido sem uso do zoom
  • O tamanho do conteúdo da tela permite que o usuário não tenha que deslocá-la horizontalmente ou usar o zoom
  • Tem links separados o suficiente que o usuário consiga clicar sem confusões

Como saber se o seu site é otimizado para celular?

Basta usar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis.

Não sabe como está sua Presença Digital? Solicite uma Avaliação Gratuita agora, só leva 1 minuto para preencher.

Comente aqui

Salomão Faustino
Salomão Faustino
Empreendedor Digital há 10 anos, atua como Consultor de Marketing e Negócios Online, desenvolvedor de Sites e especialista em SEO, fundou a Agencia Meta no ano de 2005 e desde então ajuda empresas na construção de uma presença online.