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Precisa vender mais? Entra na fila…

No geral, todos os negócios precisam vender. Sejam serviços, produtos, idéias ou outros tipos de projetos, você precisa chegar até o seu público.

A busca pelo cliente normalmente é algo constante, pois ele é responsável pelos rumos que a empresa vai tomar. Se a empresa vai crescer, se vai estagnar ou fechar, o cliente é a peça chave nesse processo.

Neste post vamos tratar:

  • Porque você deve considerar a Internet no seu negócio?
  • Como funciona a Jornada do Consumidor, da identificação do problema até a compra.
  • As 05 Etapas do Marketing Digital:
    • Atração
    • Conversão
    • Relacionamento
    • Venda
    • Análise

Se analisarmos a questão, primeiro vamos entender que todo negócio surge para solucionar um ou mais problemas.

como vender mais usando a internet

Sendo assim, um negócio que busca ter sucesso, precisa conquistar seu espaço no mercado, oferecendo diferenciais aos consumidores, aumentando assim sua possibilidade de ser considerado no momento da compra.

Se não for assim, você está correndo o risco de entrar pra estatística das empresas que fecham as portas. Você sabia que no Brasil metade das empresas fecham após 4 anos? É um dado espantoso e sinaliza que algo pode estar errado no modelo tradicional de fazer negócios.

Antigamente, os clientes iam até a empresa para se informar sobre um produto ou serviço e o vendedor acompanhava todo o processo até a decisão de compra.

Hoje é diferente. Quando o cliente procura a empresa, ele já tem toda a informação que precisa porque pesquisou antes, não é assim?

Considere a internet

Sim, hoje a sociedade vive em uma nova economia, a Economia do Século XXI, que apresenta novos desafios ao empresário ou empreendedor que precisa gerar receita oferecendo produtos ou serviços para seu público alvo.

O Século XXI é marcado com o início da Era da informação e do Conhecimento, da Globalização, onde tudo e todos estão conectados. É uma sociedade mais informada e mais exigente, porém, mais consumista também, que tem o poder de compra na ponta dos dedos, que acessa a internet pelo smartphone até para pesquisar sobre o modelo mais novo de smartphone que deseja adquirir.

vender mais pela internet com mkt digital

Desde que se popularizou, a internet trouxe mudanças em todas as áreas, e nos negócios não poderia ser diferente. Abriu novos horizontes, revolucionando a forma como as empresas negociam, anunciam, se relacionam com seus clientes e administram seus negócios, além de possibilitar aos pequenos negócios locais alcançarem audiência em todo o território nacional e até internacional, e com isso aumentar as vendas.

Para os negócios, representa uma nova forma de gerar crescimento exponencial, onde a pequena e a grande empresa podem ter possibilidades iguais de alcançar seu público alvo através do Marketing Digital, que usa o poder da internet para educar o consumidor e conduzi-lo no processo da compra e consequentemente vender mais.

E se você tem um negócio e quer usar a internet para crescer mesmo durante a crise, não deixe de ler e comentar nosso artigo 03 dicas importantes para crescer na crise usando a internet para seu negócio.

Considere a Jornada do Consumidor

As estratégias de marketing digital oferecem uma solução simples para qualquer tipo de negócio: estar onde seu cliente está. Como assim?

Tanto em negócios B2B ou B2C, a Jornada do Consumidor deve ser considerada quando o produto ou serviço em questão requer uma decisão importante. Note que de forma simplificada, são basicamente 04 estágios que o consumidor ou comprador moderno passa, conforme a ilustração abaixo:

Jornada do Consumidor - www.agenciameta.com.br

A Jornada do Consumidor – publicada no livro “O Comportamento do Consumidor”, de Elaine Karsaklian

  1. Identifica que tem um problema, um sonho, uma necessidade…
  2. Inicia suas pesquisas por soluções que resolvam seu problema:
    Atualmente, o consumidor pesquisa no Google sobre o produto e seus beneficios, avalia opiniões de outros consumidores nas páginas das empresas e nas redes sociais.
  3. Analisa e compara o resultado da pesquisa
    Após ter acesso a uma série de informações relevantes sobre a solução, ele se organiza e compara os resultados.
  4. Decide pelo momento da compra

Se o seu negócio não está presente nos resultados da pesquisa ele não participá deste processo e estará perdendo a oportunidade de conquistar um novo cliente a cada busca.

O Marketing Digital em 05 etapas

É claro que muitas vezes o cliente aparece e realiza uma compra sem muita cerimônia. Há casos também que ele fica “paquerando” a solução por um período e normalmente você não tem controle desse processo.

Se você passar alguns minutos em um shopping center observando o comportamento das pessoas, notará que há quem entra numa loja e compra. Há também aqueles que entram apenas para olhar e comprar no futuro, e finalmente, aqueles que ficam observando a vitrine. Todos eles são potenciais clientes, provavelmente foram atraídos pela sua oferta, porém, nem todos estão no momento da compra.

Na internet funciona da mesma forma, mas existem estratégias que permitem que você acompanhe esse potencial cliente durante o processo até o momento da compra, e ainda, tem a oportunidade de se relacionar com ele, fornecendo conteúdo de valor para sanar suas dúvidas e objeções.

Para facilitar a compreensão, hoje vamos entender as 05 etapas de um modelo de projeto de Marketing Digital muito aplicado atualmente, conhecido como Funil de Vendas ou Funil do Marketing:

atracao maarketing digital 1 – Atração

Gerar tráfego qualificado para seu site, blog, redes sociais, etc. De que adianta ter um site e ninguém visitá-lo? E de que adianta se as pessoas que o visitam mas não tem interesse em suas soluções? Por isso é essencial para o sucesso de um negócio na internet pensar em estratégias para gerar tráfego qualificado.

E gerar tráfego qualificado significa basicamente que para ter sucesso no seu negócio online você precisará de muitas visitas no seu site, porém, de pessoas que estejam procurando o que você oferece.

É importante antes de qualquer estratégia de marketing, a definição de sua Persona, que é aquele representante ideal do seu público alvo para quem sua campanha será direcionada. Assim, toda a sua estratégia será mapeada para atingir este perfil de cliente, gerando assim tráfego qualificado.

2 – Conversão

O próximo estágio é converter esses visitantes em Leads. De que adianta ter visitantes se eles não compram e se eles vão embora sem você saber quem são?

Um Lead é alguém que visitou seu site ou blog, interessado em suas soluções e que deixou os contatos para receber mais informações. Sim, certamente ele se deparou com uma oferta irresistível e para ter acesso a ela foi necessário deixar Nome e E-mail em um formulário.

Agora ele não é mais um visitante anônimo, não é mais um número no seu relatório de visitas, agora ele é um Lead e tem nome e e-mail para que você se relacione com ele.

3 – Relacionamento

Com uma boa base de contatos, o próximo passo é o relacionamento com esses potenciais clientes para gerar oportunidades para a equipe de vendas.

Aquele Lead que preencheu o formulário com nome e e-mail, mostrou ter interesse em sua solução e que tem um potencial de se tornar um cliente. Talvez não seja o momento de compra, talvez ele tenha algumas dúvidas, objeções, medos.

Relacionamento com o lead

Quando você inicia um relacionamento com esse Lead, por e-mail ou pelas redes sociais, você tem a chance de descobrir porque alguém que tem interesse em seu produto ainda não comprou e o que você pode fazer para ajudá-lo nesse processo.

4 – Vendas

Com um relacionamento bem feito, todas as objeções do potencial cliente já foram eliminadas e resta apenas o fechamento.

Este é o ponto mais esperado do processo não é? Entenda, este cliente poderia estar perdido no limbo se não fosse este acompanhamento feito através do funil.

Segundo Chet Holmes, renomado autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% de todos os potenciais clientes que você atraiu, estão no momento da compra e cerca de 6 a 7% estão abertos a propostas. Ou seja, a cada 1000 visitas geradas no seu site originadas dos resultado da busca, cerca de 30 delas estão querendo comprar agora. Outras 70 ainda estão dispostas a conversar.

Os demais estão dispostos no gráfico abaixo:

Como vender mais usando a internet e estrategias de marketing digital

Dados coletados do Livro The Ultimate Sales Machine, referência na área de Vendas

5 – Análise

Hora de fazer a análise geral dos resultados e o fato de ter concluído a venda não significa que acabou. O processo de análise é extremamente importante, pois aqui é possível identificar o que está funcionando, o que precisa de ajustes e quais são os próximos rumos que o negócio deve tomar. Os processo de marketing digital são totalmente mensuráveis e podem ser acompanhados através dos mais diversos tipos de relatórios.

analise mkt digital

Nos próximos artigos estaremos mapeando com mais detalhes essas etapas do marketing digital.

Agora, não vamos colocar o carro na frente dos bois… Se você ainda não possui um site e um blog de qualidade, deve iniciar por aí, mas antes, leia nossas dicas no artigo Como ter resultados com seu site?

E mesmo que já tenha algo no ar, um site, blog ou uma fan page e não está satisfeito e não tem resultados, solicite aqui uma análise completa de presença online, é gratuita!

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Grande abraço!

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Salomão Faustino
Salomão Faustino
Empreendedor Digital há 10 anos, atua como Consultor de Marketing e Negócios Online, desenvolvedor de Sites e especialista em SEO, fundou a Agencia Meta no ano de 2005 e desde então ajuda empresas na construção de uma presença online.