Como ter resultados com meu site?

Seu site não é responsivo? Se quiser aparecer no Google…
março 23, 2016
analise mkt digital
Como usar a internet para aumentar as vendas?
abril 27, 2016

Olá, tudo bem? No mundo dos negócios, os resultados são extremamente importantes, não é mesmo? E para gerar resultados satisfatórios na internet, é necessário estar presente no mundo online, e isso pode começar pelo seu site, blog ou perfil nas redes sociais.

Essa regra serve para grandes corporações, empresas de pequeno e médio porte, empreendedores e até para quem quer ganhar dinheiro usando a internet.

Diversas empresas, ou mesmo empreendedores autônomos, iniciam a construção de uma presença online hoje em dia, até porque em pleno Século XXI, estar online parece ser quase que uma obrigação, não é mesmo?

Mas o que acontece muitas vezes, é que antes de chegar na fase dos resultados, muitos se decepcionam, afinal, como dizem: “Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa”, ou seja: Estar online é uma coisa e ter resultados é outra.

Você pode até criar uma presença online utilizando diversas ferramentas disponíveis gratuitamente, o que é normal é o que muita gente faz, porém, converter isso em um aumento das vendas para o seu negócio é uma outra história.

Meu sobrinho vai fazer pra mim…

É muito comum ver empresários investindo parte do seu próprio tempo para criar uma presença online enquanto poderia concentrar mais o seu foco em estratégias para o seu negócio, seja no atendimento, no desenvolvimento de produtos, na própria gestão do negócio e outras coisas mais. Porém, para “economizar” e “reduzir custos”, já vi casos em que o próprio empresário se aventura a construir a sua página web e muitas vezes perde meses ali… Concebendo a obra de arte.

meu-sobrinho-faz-site

Outros optam em contratar amigos, sobrinhos e curiosos na arte do marketing digital, o que na maioria das vezes não funciona.

“Meu sobrinho mexe bem no computador…”

Quantas vezes ja ouvi essa frase, rsrs. Você já ouviu a máxima “o barato sai caro”? Na maioria dos casos, esses projetos acabam ficando mais caros quando colocamos na ponta do lápis todo o tempo e energia perdidos sem resultados, e se considerarmos o custo de oportunidade, ou seja, todo o tempo que foi gasto e que poderia ter gerado resultados e receita.

Custo de oportunidade?

Sim, imagine por exemplo, uma campanha de vendas online que pode te gerar 02 ou 03 pedidos de orçamentos por dia… Se considerarmos os 60 ou 90 dias que você perdeu tentando construir o seu site ou contratando um curioso que “mexe com isso”, seriam por baixo mais de 100 pedidos orçamentos que você deixou de receber neste período.

E na verdade não há nenhum problema se o seu sobrinho é quem vai construir o seu site, desde que se atenda aos objetivos do seu negócio e que se tenha bons resultados, construindo autoridade e gerando mais receita.

Agora, se isso não acontece, talvez seja uma boa hora para reavaliar.

Mas qual a diferença?

Quando um curioso cria o seu site ou material digital, ele não trabalha com foco em resultados, até porque não sabe como fazê-lo, afinal, se soubesse, não seria um curioso.

Dependendo do modelo de estratégia que adotamos, esse resultado pode começar em poucos dias. Inclusive usamos uma estratégia que falaremos em outra ocasião, mas que gera resultados enquanto seu site está em construção. Isso mesmo, enquanto estruturamos seu conteúdo, já é possível ter resultados, pedidos de orçamentos e geração de Leads, só depende do modelo de estratégia.

Atualmente, mais de 100 Milhões de brasileiros acessam a internet e em torno de 90 Milhões acessam ativamente redes sociais como o Facebook, InstagramTwitter, Whats AppLinkedinYoutube, etc…

uso-da-internet-no-brasil-2015

O mais interessante mesmo, é que com certeza há uma boa parte dos seus clientes online, e outra pequena parte pode estar procurando o que você oferece. Essa pequena parte, poderia até ser a responsável por um crescimento exponencial no seu negócio.

Ok, mas então, o que eu preciso para gerar resultados na internet?

Então… como já mencionamos anteriormente neste outro artigo, você precisa construir uma presença online, pois o simples fato de construir um site, um blog, um perfil nas redes sociais não te garante bons resultados. E para isso, é importante definir o objetivo e a estratégia especifica.

E se você pensa em construir essa presença online efetiva, ter um site e um blog é essencial para atingir seu objetivo, e para isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar a ter melhores resultados:

Qual seu objetivo com o site?

Sim, isso é importante definir antes de começar! Lembre-se: seu objetivo não é ter um site, ele deve ser apenas uma ferramenta para alcançar o seu objetivo. E quanto mais específico este objetivo, melhor. Veja os exemplos:

  • Aumentar as vendas
  • Atrair novos clientes
  • Oferecer suporte para os atuais clientes
  • Oferecer conteúdo
  • Criar autoridade
  • Vender online

Um site bem planejado pode ser um verdadeiro canivete suíço, e que pode inclusive atender todas essas necessidades, afinal, o site é uma representação do seu negócio no mundo digital.

Assim, considere alguns itens essenciais para que o site tenha um bom desempenho no Google:

Utilize uma plataforma amigável, como o WordPress

WordPress é por si só otimizado para gerar bons resultados no Google e existem milhares de templates e plugins pagos ou gratuitos que podem ajudar a personalizar e melhorar a experiência do usuário no seu site.

Layout Responsivo é “obrigatório”

“Obrigatório” é modo de dizer, mas se você quer ter preferência…

Atualmente, o Google dá preferência para exibir nos resultados da busca orgânica os sites que se adaptam as plataformas mobile, como tablets e celulares.

O buscador oferece uma ferramenta que você pode testar agora mesmo e conferir se o seu site é Mobile Friendly. Você também pode ler este artigo para ter mais informações.

sites-responsivos-funcionam-melhor-no-google

Design é importante sim

Uma boa apresentação sempre faz toda a diferença. Como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Seu site precisa causar a melhor primeira impressão, transmitir sensações inconscientes de confiança, credibilidade, segurança e conduzir o visitante para o destino certo, sem deixá-lo confuso ou alienado.

Um bom design causa todas essas sensações no visitante, afinal, a internet usa dos aspectos visuais para gerar a melhor experiência ao usuário. Uma boa navegabilidade e um ambiente agradável só ajudarão na decisão de compra ou permanência no site.

Já perdi a conta de sites que vi com visual de baixa qualidade, de empresas que constroem “qualquer coisa” pra poder ter algo online para anunciar. Este empresário se preocupa apenas em fazer a primeira venda, desesperado em aparecer no Google e vender, não se importa com o que o cliente pensa de sua empresa, não se importa o mínimo com a sua imagem, não pensa na experiência do cliente e até vende, mas perde a oportunidade de construir uma autoridade.

istock_000006070153medium

Imagens distorcidas, de baixa definição, textos e informações mal distribuídos, cores alucinantes e um ambiente confuso causam sensações inconscientes no visitante, sensações negativas e a empresa perde a oportunidade de gerar respeito e confiança na mente do cliente.

Velocidade de resposta

O Google analisa o tempo de resposta do seu site, quanto tempo ele leva para carregar. Isso está ligado a diversos fatores que você precisa analisar, os quais são:

  • Servidor de Hospedagem
  • Otimização de imagens
  • O template do wordpress
  • Estrutura dos Códigos CSS
  • Entre outros

Você também pode testar o desempenho do seu site na ferramenta Page Speed Insights do Google.

Conteúdo

É importante produzir o conteúdo específico para sanar a dor da sua Persona. Um conteúdo otimizado e de boa qualidade contará com a ajuda do Google para atrair seu público alvo direto para seu site. Sim, porque o Google tem interesse em oferecer a melhor experiência ao usuário, para que o mesmo possa sanar seu problema e encontrar o que procura.

Se ele acessa seu site e permanece lendo um bom artigo que responda as suas dúvidas, ele ajuda a qualificar seu site e ainda ajuda a construir a sua autoridade.

Conversão

Como vimos, o conteúdo é uma das chaves mais importantes, pois a medida que você produz conteúdo específico, de valor e direcionado às dores do seu público, ele te ajuda a atrair visitantes.

Isso é ótimo, porém, se esses visitantes acessam seu conteúdo, aprendem e vão embora sem deixar um contato, você perdeu a chance de vender. Sim, porque nem todos estão no momento de compra e a não ser que você tenha uma entidade sem fins lucrativos, vender é importante. Muitos desses visitantes ainda estão em pesquisa e a decisão de compra pode vir apenas depois de sanarem todas as objeções.

Se o seu site é orientado a conversão, você terá sempre uma isca para capturar os contatos desses visitantes para iniciar um relacionamento, construir sua autoridade e convertê-los em clientes.

webdesign-importante-para-resultados

SEO – Otimização para Ferramentas de Busca

A sigla SEO significa Search Engine Optimization e é essencial para o posicionamento do seu site no Google, Bing, Yahoo, etc. A utilização do SEO no projeto não é mais uma opção, é fundamental para que o motor do Google possa classificar seu site nas pesquisas e direcionar tráfego para ele. Com um site bem otimizado, ele poderá aparecer nos resultados de pesquisas orgânicas, ou seja, das buscas naturais.

Se você pretende aparecer no Google só tem dois caminhos:

  • Link Patrocinado
  • Resultados Orgânicos

E o melhor do resultado orgânico é que ele é gratuito. Isso mesmo, quando seu conteúdo tem relevância, ele aparece naturalmente nas pesquisas e você não precisará ficar tão dependente dos links patrocinados.

Que tal? Aparecer de graça nas pesquisas para quem está procurando o seu produto ou serviço?

Agora, vá por mim, não tente fazer tudo isso sozinho…

Como vimos, são muitos os fatores que influenciam seu posicionamento nos resultados das pesquisas e não apenas isso, são diversos fatores que podem te ajudar a ter resultados efetivos com seu site e aqui citamos apenas alguns, e ainda, é muito importante entender que aparecer na primeira página do Google pode não garantir vendas ou o engajamento.

O fato de que tantas ferramentas estão disponíveis gratuitamente na internet, motiva muitos empresários e empreendedores a se aventurarem na construção de presença online sem o menor conhecimento em geração de resultados.

Se você pretende tentar sozinho, considere estas dicas.

Se quiser resultados mais rápidos e efetivos, use o seu tempo para melhorar o seu negócio e para prepará-lo para essa nova fase online. E acima de tudo, procure um especialista em vendas online.

A construção de uma presença efetiva na internet com foco em resultados pode fazer toda a diferença, e um especialista em vendas online tem as ferramentas e o conhecimento necessários para gerar resultados.

E conte com nossa equipe para uma análise mais profunda da sua situação, ok?

Aguardo seu comentário, crítica ou perguntas mais abaixo!

Abraços!

Comente aqui

Agencia Meta Marketing Digital
Agencia Meta Marketing Digital
A Agencia Meta atua no mercado do Marketing Digital desde 2005, oferecendo serviços de Consultoria em Vendas Online, posicionamento no Google Desenvolvimento de Sites e Redes Sociais.