04 razões pelas quais sua empresa deve construir uma presença online

03 dicas importantes para crescer na crise usando a internet para seu negócio
março 20, 2016

Como está a sua presença na internet?

Já conseguiu parar um pouco pra analisar essa questão?

Se você tem um negócio e ainda não pensou nisso, te aconselho a ler este artigo até o fim.

Pra ilustrar, deixa eu te contar uma experiência que tive e que provavelmente você já passou por algo semelhante.

Há 03 anos, no dia dos namorados me preparava para levar minha esposa para jantar fora, comemorar a data e relaxar, porém, programado meio que de última hora.

Enquanto ela terminava de se arrumar, pensei que seria interessante jantarmos no mesmo local onde fizemos o nosso jantar de noivado em 2008. Rapidamente, decidi que seria importante ligar antes no local para verificar se era preciso ter feito reserva, afinal, tinha acabado de pensar nesse programa e o dia dos namorados é uma data bem movimentada nos restaurantes.

Dois problemas…

Foi aí que me deparei com o primeiro problema: Eu não tinha o telefone do local.

Bom, esta solução seria muito simples, bastaria entrar no site da empresa ou no Google e pegar esse telefone, afinal, essa informação básica estaria facilmente disponível.

Para não precisar ligar o meu computador, esperar o Windows iniciar e tals, eu preferi recorrer ao IPAD.

Imediatamente, fui acessar o site da empresa, mas aí, me deparo com o segundo problema: O site não abria no meu tablet.

Tentei do celular e nada… eles tinham feito o site em Flash 🙁

Bom, a essa altura, a Dani ja me esperava pra sairmos e acabei desistindo de ligar.

Do status de presença online Zero ao número 02 da cidade

Não precisava de reserva e acabei comentando com a direção da casa o fato, fizemos uma análise depois com eles e são nossos clientes ainda hoje…e o mais legal: atualmente, a única mídia que eles trabalham é a internet. Não precisaram mais fazer outdoors, divulgação, folhetos, etc.

Sim, atualmente, de 409 restaurantes da cidade listados no Trip Advisor, a Chopperia do Portuga está em segundo lugar, com certificado de excelência e partindo para a primeira posição, com uma forte presença online e com resultados fantásticos. Claro que a comida e o atendimento são de primeira, mas o que adiantaria ter um ótimo atendimento e qualidade se ninguém sabe?

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As 04 Etapas do Processo de Compra

A internet trouxe mudanças em todas as áreas e tem causado uma revolução na maneira de acessar a informação e de fazer negócios. Entender essas etapas é importante, pois assim você aumenta as suas chances de atingir o seu alvo.

Para as etapas abaixo, consideramos o possível novo cliente, que não conta uma indicação direta ou que já não seja um comprador recorrente de uma empresa ou serviço específico.

  1. NECESSIDADE: Nessa primeira fase, identifica-se uma carência, reconhece um problema, uma necessidade e precisa encontrar uma solução.
  2. PESQUISA: Como um reflexo comum hoje em dia, ele busca uma solução através de pesquisa, normalmente onde? Atualmente, usa-se muito o Google.
  3. COMPARAÇÃO: Dos resultados que aparecem, ele compara e avalia as alternativas e soluções que mais se aproximam da sua necessidade. Essa comparação é importante, pois representa o ponto decisivo de escolha.
  4. DECISÃO: Agora, ele precisa partir para a decisão de compra. Aquele resultado que conseguir transmitir maior confiança, valor, informação relevante e quebrar as objeções vai se destacar dos demais resultados e leva a disputa!

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*Estudo publicado no livro “O Comportamento do Consumidor, de Elaine Karsaklian

 

Agora, imagine todo esse processo acontecendo com frequência e o seu negócio não participando. Esse foi apenas um cenário, e talvez seu negócio tenha outras formas de atrair um novo cliente. Talvez você não simpatize com o uso da internet para o seu negócio ou não tenha alcançado bons resultados.

A grande questão, é que nessa nova economia, as mudanças acontecem muito rapidamente, e o que funcionou no passado, pode não garantir sucesso no futuro.

Mas presença online se aplica ao meu negócio?

Sim, se você precisa de clientes se aplica sim.

Essas 04 etapas ilustradas acima, são as 04 razões para você considerar construir a sua presença online. Existem muitas outras razões, porém, ao imaginar que seu negócio não participa desse processo, que está perdendo esse acontecimento diário, já é motivo suficiente, não acha?

análise de presença online é o primeiro passo para uma estratégia de atração e aquisição de novos clientes. A manutenção dessa presença também é muito importante para construir e/ou manter a autoridade do seu negócio.

Na análise de presença na internet, consideramos diversos fatores do seu negócio e do seu publico alvo, suas preferências e comportamento. Dessa forma, sua estratégia de marketing será diferenciada, feita para atingir o alvo certo e agregar valor ao seu futuro cliente. Assim, sua energia é focalizada no que realmente é importante, sem perder tempo e dinheiro com ações direcionadas para todos os lados.

Em tempos de crise e incertezas, o poder da internet de escalar resultados pode fazer toda a diferença, afinal, o consumidor continua comprando, porém, torna-se mais exigente e cauteloso e isso pode ser a diferença das empresas que crescem na crise.

Um abraço e até a próxima!

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Salomão Faustino
Salomão Faustino
Empreendedor Digital há 10 anos, atua como Consultor de Marketing e Negócios Online, desenvolvedor de Sites e especialista em SEO, fundou a Agencia Meta no ano de 2005 e desde então ajuda empresas na construção de uma presença online.